Sabemos que o óculos de proteção é um item importante que integra o grupo de EPI’S (equipamentos de proteção individual) usados por profissionais de diversas áreas. Eles são peças essenciais para proteger a saúde do colaborador, evitando acidentes graves por partículas que podem atingir os olhos, ou poeiras e outros produtos que podem afetar a visão.
Estes óculos devem ser produzidos com material de alta qualidade, resistentes a rachaduras, atritos, agentes químicos e principalmente a arranhões, que com o tempo podem prejudicar a capacidade de enxergar com clareza, necessitando trocar os óculos com mais frequência.
Estas condições também se aplicam aos óculos de proteção com grau, que são comumente usados por profissionais que possuem alguma complicação na visão e necessitam de auxílio para enxergar. Mas, você sabe qual é a diferença entre os óculos de proteção tradicionais e um óculos de proteção com grau?
Diferenças entre o óculos de proteção tradicional e a versão com grau
Os óculos de proteção tradicionais podem ser usados por profissionais do ramo industrial, da construção civil, saúde, segmento rural e até profissionais da segurança.
Independente do setor, o que regulamenta o uso do equipamento de proteção é a chamada NR6, que é uma norma regulamentadora responsável por fiscalizar a aquisição, distribuição e uso dos EPI’s.
Os óculos de proteção com grau também são encontrados nos mais diversos segmentos da indústria com regulamentação pela NR6, no entanto são destinados para um grupo específico de profissionais.
Diante disso, o que diferencia o modelo tradicional da versão com grau, é que são aplicadas lentes com graduação específica para cada tipo de pessoa, dependendo da sua necessidade. Para profissionais que necessitam deste equipamento, também existem os chamados óculos de sobreposição.
Os óculos de sobreposição são óculos de proteção tradicionais fabricados para serem usados sobre os óculos de grau comuns, porém não são tão confortáveis quanto os modelos que já vem com a lente direto da fábrica.
Modelos de óculos de proteção com grau
Existem três modelos de óculos com grau que são muito comuns:
- De ampla visão com haste elástica: Este é um modelo muito similar ao óculos de sobreposição, que pode ser posicionado por cima do óculos tradicional de grau. Ele tem alta resistência a riscos e repele partículas volantes sem causar rachaduras, além disso protege também de respingos de produtos químicos.
- Óculos com hastes: Esse é o tipo mais comum entre os colaboradores da área industrial, principalmente para aqueles que atuam em linhas de montagem, operadores de empilhadeiras, serviços de manutenção e outras atividades onde o índice de partículas volantes é menor. Uma das características deste óculos, é que ele permite um amplo campo de visão.
- Óculos de maior vedação: São ideais para uso conjunto à capacetes e máscaras semifaciais, principalmente em ambientes com maior índice de partículas como para trabalhos em marcenarias, construção civil e outros. São óculos que ficam bem ajustados ao rosto e evitam o contato dos olhos com agentes externos nocivos.
Compre óculos de proteção tradicional ou com grau na Protevision
A Protevision é uma empresa brasileira focada em fabricar óculos de proteção dos mais diversos tipos, inclusive as opções com lentes graduadas.
Nossa empresa conta com um time de profissionais especializados no ramo de segurança do trabalho, que atrelados a equipamentos de primeira linha e tecnologias inovadoras, oferecem os melhores resultados em produtos da mais alta qualidade.
Nossos óculos possuem leveza, resistência e um design sofisticado e moderno, o que nos diferencia do concorrente. Consulte a unidade Protevision mais próxima de você e entre em contato para conhecer nossa linha completa de produtos e solicitar seu orçamento!